Melhore a qualidade do aço, reduza defeitos e diminua os custos operacionais em sua siderúrgica

Sistema de Aspersão em Carcaças

Com a tecnologia criada pela Spraying Systems Co. é possível reduzir de forma significativa os índices referentes às perdas de peso das meias-carcaças.

Disponível aos frigoríficos de todo o Brasil, o Sistema de Aspersão em Carcaças (SAC), baseia-se na Resolução No 02, de 9 Agosto de 2011, instituída pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que define os critérios para o uso do sistema de aspersão de meias- carcaças bovinas no país.

A solução da Spraying Systems Co. tem por objetivo auxiliar os frigoríficos brasileiros neste processo de resfriamento de meias-carcaças, já sendo utilizada há bastante tempo pelos frigoríficos norte-americanos e australianos.

Durante o processo convencional de resfriamento de carcaças bovinas, efetuada com ventilação forçada por período de até 24 horas, ocorre uma perda natural de peso, mais conhecida como “quebra de frio”, que é provocada pela desidratação (exsudação) das carcaças. Durante este período pode haver até dois por cento de perda de peso por carcaça.

Por exemplo, a cada 100 carcaças levadas à câmara fria, saem no dia seguinte o equivalente a apenas 98, pois duas delas evaporaram. Esta perda de peso se traduz em um enorme prejuízo para a indústria. Além disso, está provado cientificamente que tal tecnologia não interfere nas propriedades organolépticas, sensoriais e microbiológicas da carne, conforme citado por Hamby et al., 1987; Strydom & Buys, 1995;Brown et al., 1993 e, também Greer and Dilts, 1988.

Quando comparado com os volumes comercializados pelos frigoríficos, essas perdas proporcionam prejuízos bastante significativos. “Em clientes que já utilizam a solução da Spraying Systems Co. no exterior constatamos que foi possível atingir, por exemplo, uma redução de 1,10%na perda do peso da meia- carcaça, num intervalo de 15 minutos de hidratação. Por isso, o Sistema de Aspersão em Carcaças da nossa empresa se apresenta com o melhor custo/benefício. Uma vez que com a solução é possível formar uma película protetora sobre as meias-carcaças evitando que estas percam água para o ambiente”, explica a engenheira de desenvolvimento de novos produtos da Spraying Systems Brasil., Rita Zolin, ressaltando que a empresa utiliza a aspersão de água fria (até 2o C), conforme especificação da Resolução.

Rita explica também que para atingir um bom nível de satisfação, o frigorífico interessado na implementação da solução deve levar em consideração diversas variáveis, tais como, o peso da meia- caraça, distribuição das capas de gordura, vazão / velocidade do sistema de ventilação adotado, dimensão da câmara frigorifica, entre outros. “Cada projeto é sob medida, justamente porque avaliamos muitos itens antes de implementar a solução”, completa.

Caso de Sucesso

Uma economia de sete milhões de dólares australianos por ano foi atingida pela JBS Swift*, da Austrália, após a utilização do Sistema de Aspersão de Carcaças da Spraying Systems Co. Além disso, para alcançar os benefícios no ciclo de pulverização, o frigorífico australiano utilizou menos de 400 litros de água, por ciclos, em períodos aproximados de 24-30 segundos de pulverização. *fonte: Commercial proving of spray chilling in Australian beef plants – Phase 2. Meat & Livestock Australia, junho de 2011.

Contate seu escritório local de vendas e engenharia.

Produtos e tecnologia relacionados